Classificação biológica
2 reinos de Aristoteles - animal
- vegetal
3 reinos - Animal (metazoa)
Vegetal (metaphyta)
Protoctistas (protistas)
4 reinos - Monera + 3 reinos
5 reinos - Fungi + 4 reinos (Whittacker)
4 critérios
- unicelular ou pluricelular
- heterótrofo por englobamento, autótrofo, heterótrofo decompositor (por absorção)
- eucarionte ou procarionte
- presença de tecidos especializados - sim ou não
Obs: he - heterótrofos por englobamento
Hab - heterótrofos por absorção (decomposição)
3 dominios - eubacterias (bacterias comuns ou cianobacterias)
Archaea (arqueobacterias - termofilas, acidofilas, halofilas)
Eucariontes - protistas, fungos, animais e plantas
Nomenclatura cientifica de Lineu
1 - nome da espécie é duplo
2 - gênero escrito em maiúsculo e epíteto em minúsculo
3 - nome latinizado
4 - destaque
espécie - conjunto de indivíduos geneticamente semelhantes capazes de cruzar e gerar descendentes férteis
Fungos
2 de março
Características gerais
- unicelulares - leveduras
Ex: levedura de cerveja ( sacharomyces cerevisiae) - fermento biológico
Fermentação alcóolica
Glicose - ácido pirúvico - álcool etílico + CO2 + energia
Importância industrial
- panificação
- alcóoleirao
Levedura parasita
Candida albicans - corrimentos
Pluricelulares
- mofos, bolores, cogumelos, trufas e orelhas de pau
Filamentos - hifas (conjunto de células)
Conjuntos de hifas = micelio
Células eucarioticas
- parede celular quitinosa
- reservas de glicogênio.
- ocupam diversos habitats
- vida livre, vida associada
3 condições essenciais
- umidade
- temperatura favorável (2 graus - 80 graus)
- matéria orgânica
Habitats
- água doce e marinha
- ambiente terrestre úmido
- florestas quentes, frias, pólos
- todas as altitudes e profundidades.
Heterótrofos por absorção
Decompositores - saprovaros
- digestão extra corporal
Reprodução
Assexuada - esporos resistentes (esporulacao)
Alguns aquáticos fazem reprodução sexuada
alguns cogumelos - ciclo de vida sexuada.
Importância
- ecológica - decompositores
- duas associações - liquens e micorrizas
Importância industrial -fermentação alcoólica
Importancia agrícola - pragas agrícolas - ferrugem do café
Importância médica - micoses
Exercícios fungos
01- (UFRJ) Em 1928, Alexander Fleming isolou a penicilina a partir de culturas de fungos do gênero Penicilium. Primeiro antibiótico conhecido, a penicilina foi produzida em larga escala para o combate às infecções bacterianas. Desde então, inúmeros outros antibióticos foram isolados de seres vivos ou sintetizados em laboratório. Cada um destes antibióticos interfere em uma via do metabolismo das bactérias. Os antibióticos, porém, são inúteis no combate às infecções por vírus.
Explique por que os antibióticos não têm efeito contra os vírus.
R: Os vírus não apresentam as vias metabólicas das bactérias, que são afetadas pela ação dos antibióticos.
02- (Fuvest-SP) O molho de soja mofado vem sendo usado na China, há mais de 2500 anos, no combate a infecções de pele. Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros russos das prisões alemãs, que aceitavam comer pão mofado, sofriam menos infecções de pele que os demais prisioneiros, os quais recusavam esse alimento.
a) O que é mofo?
R: Mofo ou bolor é o termo popular que é denominado às colônias de corpos de frutificação de fungos
b) Por que esses alimentos mofados podem combater as infecções de pele?
Alguns tipos de fungos são capazes de produzir antibióticos, substâncias que combatem certos microorganismos; daí os prisioneiros que comiam alimentos mofados terem sofrido menos infecções de pele (provocadas por certos microorganismos parasitas).
03- (Unicamp – SP) Fungos crescem sobre alimentos formando colônias de várias colorações, visíveis a olha nu (mofo ou bolor). Em um experimento, um meio de cultura à base de amido foi preparado sob fervura e a seguir distribuído nos frascos de I a IV, nas seguintes condições:
I – Tampado imediatamente.
II - Tampado depois de frio;
III - Tampado depois de frio por plástico com furos;
IV – Destampado.
a) Em qual frasco, teoricamente, se espera que maior número de colônias se desenvolva? Por quê?
Frasco IV. Nesse frasco, destampado, mais esporos de fungos existentes no ar atmosférico entrem em contato com o material orgânico.
b) Indique as etapas do desenvolvimento de uma colônia.
Esporo — hifa — micélio — corpo de frutificação — esporos.
c) Por que os fungos crescem sobre substratos orgânicos?
São organismos heterótrofos e necessitam de uma fonte orgânica de alimentos para a sua sobrevivência.
04- (Vunesp – SP) Fungos e bactérias têm sido considerados, por muitos, os “vilões” entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importantes funções ecológicas.
a) Cite uma forma pela qual bactérias e fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientes minerais.
Bactérias e fungos decompõem a matéria orgânica morta, transformando – a em matéria inorgânica relativamente simples, que pode ser utilizada pelo mundo vivo; assim, contribuem para a reciclagem da matéria na natureza.
b) Cite um exemplo de conquista científica no combate a infecções que foi possível a partir da utilização de fungos.
Certos fungos fornecem antibióticos, como a penicilina.
05- (UFRGS) Uma das possíveis conseqüências do aquecimento global provocado pelo aumento do efeito estufa seria a ampliação de habitats de animais transmissores de doenças tropicais. Essas doenças seriam difundidas para regiões onde não ocorrem atualmente. Assinale a alternativa que apresenta doenças que poderiam ter sua área de ocorrência expandida pelo fenômeno exposto acima.
a) Malária, leishmaniose, doença do sono.
b) Tétano, sífilis e amarelão.
c) Doença de Chagas, leptospirose e hanseníase.
d) Febre tifóide, hidrofobia e rífilis.
e) Gonorréia, sífilis e Candidíase.
06- (UFF_RJ) O pediatra, após observar múltiplos pontos brancos na mucosa da boca de um recém-nascido, diagnosticou a doença como sapinho. À mãe da criança, tanquilizando-a, corretamente inofrmou tratar-se de uma doença causada por:
a) protozoários
b) bactérias
c) vírus
d) fungos
e) algas unicelulares
07- (UFMA) Assinale a afirmativa falsa com relação a algumas características gerais dos fungos.
a) alguns são parasitas e outros são saprófitos.
b) podem viver em simbiose.
c) são autótrofos.
d) podem formar micorrizas.
e) possuem reprodução assexuada e sexuada.
08- (UEG) Observe a figura a seguir e faça o que se pede:
a) O organismo representado na figura pertence ao reino 'Fungi'. Cite duas características que são fundamentais para a sua inclusão nesse reino.
Apresenta micélio (conjunto de hifas), reservas de glicogênio, são aclorofilados, e parede celular com quitina.
b) Qual é a principal forma de reprodução apresentada pelo "bolor do pão"?
A principal forma de reprodução dos fungos é a esporulação
09- (UFRRJ) Um dos armários do laboratório da escola apareceu com pontos e fios brancos em suas portas, do lado interno. Um dos alunos identificou os pontos e os fios brancos como sendo um tipo de mofo. Para eliminá-lo, passou um pano embebido em álcool na porta, até limpá-la totalmente. Na semana seguinte, para surpresa do aluno, os pontos e fios reapareceram.
A partir dos seus conhecimentos a respeito da estrutura e biologia dos fungos, explique por que o mofo reapareceu.
O aluno retirou apenas os corpos de frutificação dos fungos quando passou o pano com álcool. O micélio vegetativo ou corpo vegetativo do fungo permaneceu no interior da madeira da porta e, após uma semana, toda a parte externa reprodutiva foi refeita.
10- (UNICAMP) O impressionante exército de argila de Xian, na China, enfrenta finalmente um inimigo. O oponente é um batalhão composto por mais de quarenta tipos de fungos, que ameaça a integridade dos 6000 guerreiros e cavalos moldados em tamanho natural. Os fungos que agora os atacam se alimentam da umidade provocada pela respiração das milhares de pessoas que visitam a atração a cada ano.
(Adaptado de "Veja", 27/09/2000)
a) Ao contrário do que está escrito no texto, a umidade não é suficiente para alimentar os fungos. Explique como os indivíduos do Reino Fungi se alimentam.
Os fungos são saprófitos ou parasitas, além de serem heterótrofos
b) Os fungos são encontrados em qualquer ambiente. Como se explica essa grande capacidade de disseminação?
Reprodução por esporos, que são resistentes em praticamente todos os ambientes.
11- (UFC) O reino Fungi possui cerca de 70.000 espécies, entre elas fungos de importância ecológica e/ou econômica.
a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactérias heterotróficas, são ecologicamente tão importantes?
Os fungos são organismos uni ou pluricelulares aclorofilados e heterótrofos. Junto com as bactérias eles têm papel importante nos ecossistemas, pois são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica participando da circulação de matéria na natureza.
b) Por que alguns fungos como Aspergillus flavus e A. parasiticus, que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, são danosos à saúde humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes?
Esses fungos produzem toxinas que permanecem nas sementes mesmo após a eliminação dos mesmos. Essas toxinas podem causar intoxicação no homem.
c) Planta ou animal? Os fungos não são nem uma coisa nem outra. Cite uma característica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha às plantas.
Assemelham-se aos animais, pois são heterótrofos e não conseguem produzir seu próprio alimento como as plantas fazem. No entanto, há fungos que, como as plantas, formam e lançam seus esporos ao vento. Assemelham-se aos vegetais devido a presença da parede celular.
12- (PUC-SP) Considerando as relações entre os seres vivos, responda:
a) O que são liquens?
São resultantes da associação entre fungos e algas verdes ou fungos com cianobactérias.
b) Que tipo de relação ecológica apresentam as espécies que compõem um líquen?
Mutualismo, onde ambas as espécies beneficiam-se da associação.
c) Qual a importância dos liquens na formação de uma comunidade?
Os liquens são organismos muito resistentes, são os primeiros seres a se instalarem em um local sem vida, criando condições para o desenvolvimento de uma comunidade.
13- (FGV) PNEUMOTÓRAX
Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
.............................................................................................................................
Mandou chamar o médico:
- Diga trinta e três.
- Trinta e três... trinta e três... trinta e três...
-Respire.
...............................................................................................................................
- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
- Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
-Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
O senhor tem uma escavação no pulmão... O pulmão pode ser alvo de diversos agentes patogênicos, tais como os fungos. Esse grupo de seres vivos
( ) é constituído de seres heterotróficos e eucariontes, como os cogumelos.
( ) causa várias doenças, como a "frieira", no homem, e as "ferrugens", nas plantas.
( ) é capaz de, ao fermentar, produzir bebidas, como a cerveja e o vinho.
( ) possui representantes que são empregados na produção de antibióticos naturais.
14- (FGV) Todos os seres vivos (exceto os vírus) são formados por células. De acordo com o tipo estrutural de células que os compõem, os organismos podem ser classificados em eucariontes ou procariontes.
Assinale a alternativa correta.
a) Os protozoários e as bactérias possuem células eucarióticas.
b) Os fungos (bolores e leveduras) possuem células eucarióticas.
c) Os fungos e as bactérias possuem células procarióticas.
d) As bactérias e as algas possuem células eucarióticas.
e) As bactérias e os protozoários possuem células procarióticas.
15- (UFPE) Com relação a associações de bactérias e fungos com raízes de plantas é correto afirmar que:
a) As bactérias formadoras de nódulos em raízes leguminosas favorecem a entrada de CO2 pelas raízes, acelerando o processo fotossintético.
b) As bactérias associadas a raízes de leguminosas realizam processos bioquímicos que resultam na produção de açúcares, que são cedidos à planta.
c) Certos fungos se associam a raízes de plantas, formando micorrizas; ambos se beneficiam com a associação (mutualismo).
d) Os líquens, resultantes da associação do tipo amensalismo entre fungos e bactérias, são capazes de transformar nitrogênio (N2) em amônia (NH3) e enriquecer o solo.
e) 'Rhizobium' é uma espécie de bactéria que parasita as raízes das gimnospermas e promove a fixação de nitrogênio do ar, tão importante nas lavouras.
5 a 6 d 7 c 13 CCCC 14 b 15 c
Fungos, capitulo 6 Amabis
Ficha1
Os fungos se alimentam basicamente de matéria orgânica, viva ou morta, sendo todos heterótrofos.
Fungos saprófagos são os fungos que se alimentam de matéria orgânica apodrecida, sendo os "lixeiros"da natureza
Os fungos filamentosos são formados basicamente de hifas, que em conjunto formam o micélio
Hifas cenociticas são hifas que apresentam células sem divisão entre si, ou seja, é como se houvesse apenas uma grande célula, com vários núcleos. Hifas septadas são hifas com células separadas por septos, tendo entre 1 e 2 núcleos
Corpo de frutificação é uma parte formada pelos fungos quando há ato sexual. Um exemplo é o cogumelo
Ficha 2
Os filos são dois: eumycota e mixomycota. O primeiro filo é dividido em 4 classes: ficomicetos, basidiomicetos, deuteromicetos e ascomicetos. A classificação é determinada pelo tipo de reprodução sexuada, ausente nos deuteromicetos.
O filo ficomiceto apresenta os fungos mais simples, sem formação de corpo de frutificação. Se reproduzem por esporos. O filo ascomiceto forma estruturas reprodutivas em forma de saco, tendo esporos em seu interior. Pode aparecer um ascomiceto (frutificação carnosa) em alguns. Os basidiomicetos formam basidios como estrutura reprodutiva. A maioria apresenta cogumelos (basidiocarpos). Os deuteromicetos não apresentam ou ainda não foi descoberta função sexual a eles. Sao normalmente parasitas.
Ficha 3
A fragmentação é o processo de reprodução assexuada onde um micelio se fragmenta, formando novos micelios. O brotamento é a reprodução assexuada onde pode existir separação do genitor ou não, sendo parecida com uma mitose. A esporulação é o processo de reprodução assexuada onde existe a produção de esporos, que formam hifas.
Ficomicetos se formam pela reprodução entre micelios de sexos diferentes. Formam-se esporangios e micélios compatíveis que se fundem. Com a fecundação de hifas especializadas, os gametangios, forma-se uma regiao espessa e escura, onde zigotos sofrerão meiose e formarão esporos. A reprodução dos ascomicetos é através de hifas que se fundem, originando células com dois núcleos. Pode-se formar um núcleo zigotico, que sofrendo meiose, se transforma em um ascoporo. Forma-se um saco achatado, denominado asco. Pode haver corpo de frutificação. Nos basidiomicetos, o encontro das hifas forma um núcleo dinucleaodo ou zigotico. Sofrendo meiose forma 4 esporos haploides, que caindo em lugar apropriado, germinarão.
Ficha 4
Os fungos saprofagos reciclam a matéria orgânica, para que possa ser usada por outros seres vivos
Os fungos podem ser usado em pães, como fermento. Em bebidas como consumidor do açúcar e produtor do álcool. Nos queijos, como apodrecedor
As micorrizas são uniões de fungos com raízes, sendo uma relação mutualistica, uma vez que ambas espécies se beneficiam. O fungo usa da matéria orgânica da planta, e a planta tem maior área de absorção. Nos liquens, algas se juntam com fungos, permitindo que o líquen viva em locais inapropriado a ambos. Os fungos obtém matéria orgânica e as algas co2 e água.
Algas
Unicelulares, coloniais e pluricelulares
- autotrofos fotossintetizantes (clOrofilados)
- eucariontes - tecidos nao diferenciados
-fitoplâncton
- importância - ecológica e econômica
Plancton - flutuacao (fitoplancton - microalgas)
Zooplancton (micro Fauna)
Necton - livres natantes
Bentos - associados ao substrato
Importancia ecológica
- fitoplancton -
- producao de oxigenio
- retirada de CO2 (sequestro do carbono)
- produtores das cadeias alimentares aquaticas
Classificacao (pigmentacao)
- algas verdes - clorofíceas
Comestíveis
- algas pardas - feofíceas
Ex: sargaço
Produzem géis - alginatos
Sorvetes, gelatinas, geléias, maioneses, sopas, cosméticos
- algas vermelhas - rodofíceas
Gel = Agar (comestível) - doces
Dietas especiais
Meios de cultura
- algas cor de fogo - pirrofícieas ou dinoficeas ou dinoflagelados
- goniaulax - maré vermelha
- bacilariofíceas e crisofíceas - algas douradas
- parede celular a base de sílica - diatomáceas
- utilizacao industrial em polimentos
- dentifriceos (cremes dentais)
Euglenofíceas - euglenas
Capitulo 4 - algas
Ficha 1
Algas e vegetais tem como semelhanças os seguintes aspectos: são fotossintetizantes clorofilados, possuem parede celular. Tem como diferença principal a não diferenciação dos tecidos das algas, que sao diferenciados nas plantas.
Dizer que as algas são protistas autótrofos significa dizer que pertencem ao reino protista e podem produzir seu próprio alimento.
Os cientistas dividem as algas em seis filos, segundo três características: pigmento no plasto, tipo de substancia de reserva, alem do componente da parede celular
Ficha 2
Ficha 3
0. Diatomaceas são algas que vivem em mares de águas frias e tem uma carapaça recobrindo sua célula, com dioxido de silício em sua constituição. Esta carapaça pode possuir duas partes.
0.1. Os euglenoides tem difícil classificação alimentar por ter comportamento ora autotrofo e ora heterotrofo, dependendo do ambiente e da presença ou não de cloroplasto.
A divisão binaria funciona da seguinte maneira: ocorre mitose. Nas diatomaceas, o processo é diferente um pouco. Ao se dividir, uma das células recebe uma parte maior que a outra, sendo as células diminuídas em cada divisão. A fragmentação ocorre pelo desprendimento de certa parte do talo de uma alga, produzindo por mitose outra alga. Outras algas produzem zoósporos que, ao serem soltos na natureza, acham um lugar propicio e se fixar.
Nas algas chlamydomonas, cada indivíduo funciona como um gameta. Dois indivíduos de sexos diferentes se fundem, gerando um zigoto, que se dividira em 4 células haploides.
A conjugação funciona da seguinte maneira: células se transformam em gametas, abre-se uma ponte entre os dois organismo, funde-se em um dos lados os gametas em um zigoto, que se multiplica originando um novo filamento
Ocorre alternação de gerações pois ora a alga nasce haploide , ora nasce diploide
Ficha 4
As algas formam os planctons, que encabeçam toda a cadeia alimentar marinha e produzem uma quantidade muito grande de oxigenio para a atmosfera.
As algas são responsáveis, indiretamente, pela formacao da maioria das nuvens (através da liberação de um gás que formará acido sulfúrico)
Alga Nori pode ser usada para enrolar sushis, e algumas algas rodofíceas podem ser usadas na produção de laxantes e corantes.
Excelente Resumo! Com paragrafação bem correta, e simples mas bem detalhado, uma ótima fonte de informações. Recomendo a todos!
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