domingo, 30 de setembro de 2012

Sistema respiratório

Ficha 1
O local onde ocorrem as trocas gasosas do organismo é denominado superfície respiratória (que deve sempre estar umida para facilitação das trocas gasosas).
Respiração cutânea é aquela que utiliza da superfície corporal como superfície respiratória. Os exemplos podem ser aquaticos (poriferos e celenterados) ou terrestres (anfíbios e oligoquetos).
Branquias são projeções do corpo do individuo, que entram em contato direto com a agua, obtendo assim gases necessarios a respiração. Tres exemplos de animais com branquias: peixes, crustáceos e equinodermas
Traquéias são finos tubos que distribuem o ar diretamente às celulas. Está presente em grande parte dos artropodes.
Pulmoes são bolsas de ar, localizadas dentro dos organismos, que se conectam com o sistema circulatorio. Estao Presentes nos moluscos (caracol), aracnídeos e vertebrados.

Ficha 2
Os gases são transportados por difusao, do ambiente para a superfície respiratória. Tudo está baseada nas pressões parciais dos gases oxigenio e gas carbonico, transportando esses gases entre o sistema circulatorio e respiratorio.
A ventilação (renovação do ar) é importante para o sistema respiratorio continuar funcionando, uma vez que esse precisa de diferenca de concentracao para trabalhar. Os peixes usam do operculo para essa ventilação e os sapos diminuem o espaco da cavidade torácica.
Pigmentos respiratórios são moleculas que ajudam no transporte dos gases. A hemoglobina e a hemocianina (azul) são exemplos, presentes em vertebrados e moluscos/artropodes.
O gas carbonico é transportado prioritariamente (70%) na forma de bicarbonato, mas tambem pode ser levado com proteinas (carboximoglobina) ou no plasma sanguineo.

Ficha 3
A sequencia de passagem de ar do nariz até o pulmão é: fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios e os bronquiolos. É importante notar que o certo é respirar pelo nariz, que contem as fossas nasais e o septo nasal. Isso deve-se ao fato que o ar é filtrado e aquecido nas fossas nasais, impedindo ressecamento das vias respiratórias e doencas respiratórias em geral.
A epliglote é parte da laringe, uma "lingüeta" cartilaginosa, e é importante pois impede que o ar e o alimento se misturem no processo digestivo e respiratorio.
Os anéis cartilaginosos que revestem a traquéia e os brônquios tem a funcao de protecao e dão maior resistência a esses orgaos. Já os cílios internos, que os revestem por dentro, tem a funcao d misturar as bacterias e impurezas com o muco e saliva, para ser digerido.
As ramificacaes do pulmão vao ficando cada vez mais finas, constituídas de bronquiolos. Esse conjunto recebe o nome de arvore respiratória, por seu aspecto. Já os alvéolos pulmonares são pequenas bolsas, formadas por celulas achatadas, recobertas por capilares sangüíneos. O processo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos é a hematose, quando ocorre a difusao dos gases, segundo a concentracao desses.
A ventilação humana acontece atraves dos movimentos do diafragma, dos musculos intercostais e da caixa torácica, que modifica a pressao interna dos pulmoes, expelindo ou impelindo ar. Capacidade vital é o total de ar que pode existir nos pulmoes e ar residual é o total de gases que fica no pulmao mesmo depois do individuo expirar totalmente.
A respiração é controlada pelo SNC, mais especificamente pelo bulbo cerebral. A intensidade da respiração depende da concentracao de gás carbonico no sangue (quanto mais, mais rápida fica a respiração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário