segunda-feira, 22 de agosto de 2011

História - reformas religiosas

Na sociedade feudal da idade media, a igreja possuía total poder espiritual, muitas vezes influenciando no poder temporal também. Com isso, as pessoas criam em suas doutrinas cegamente, isso por vários motivos, entre eles a falta da alfabetização, que nao permitia às pessoas lerem a bíblia e o medo de irem para o inferno. Contudo, com as reformas religiosas, esta situação iria mudar.

Precursores:
Tendo a igreja posse de Vastas terras, foi considerada como intrusa em um sistema controlado pela nascente burguesia. Somado a isso, houve o enfraquecimento da igreja com alguns conflitos ocorridos na idade media. Outro fator foi a crescente exploração do povo, pela venda de indulgencias e relíquias. John wicliff tentou mudar esta situação, acusando a venda de indulgencias, sendo excomungado pela igreja.

A reforma na Alemanha
O ícone do estopim à reforma protestante foi Martinho Lutero. Frade agostiniano, se revoltou contra a venda de cargos eclesiásticos e principalmente com a venda de indulgencias. Em 1517, colou na porta da igreja em wittenberg as 95 teses, que criticavam as praticas da igreja católica. O papa leão X exigiu que ele se retratasse, e como resposta, Lutero queimou a bula papal em publico, sendo excomungado e expulso do sacro império romano germânico. Teve auxilio da nobreza alemã, que o refugiou no castelo de wartburg, onde traduziu a bíblia do latim ao alemão.

Em 1530, Lutero e melancheton assinaram a confissão de augsburg, que determinava as doutrinas do literanismo: apenas a aceita ao de dois sacramentos (batismo e eucaristia), a salvação pela fé, eliminação das imagens e do clero, leitura livre da bíblia, sendo cada um "senhor de si mesmo"). Em 1555 foi alcançada a paz de augsburg, onde cada príncipe poderia escolher sua religião.

O Calvinismo
- Calvino veio da França e se instalou na Suíça, sendo adepto do luteranismo. Em 1536 publicou seu livro com sua nova doutrina.
- esta doutrina pregava a predestinação, que os homens já ou estavam destinados ao céu ou ao inferno, sendo o sinal da salvação a abundância de bens. Atraiu fortemente a burguesia e deu um impulso a formacao do capitalismo
- com a expansão do calvinismo, ele ganhou novas vertentes na Inglaterra (puritanos), frança (huguenotes), Escócia (presbiterianos).

O anglicanismo
- Henrique XIII queria o divorcio de Catarina de Aragão, negado pelo papa
- Henrique XIII rompe com a igreja, pelo ato de supremacia, e cria o anglicanismo, senos o chefe do estado, na função de rei, e chefe da igreja.
-toma os bens da igreja
- concretização da obra com Elizabeth I

A reforma católica
- foi a resposta da igreja católica às reformas protestantes. Teve 4 principais representantes:
- concilio de Trento - reunião para reafirmação dos dogmas da igreja católica, entre eles a salvação por obras, o culto às imagens,o poder inquestionável do papa, entre outros
- a companhia de Jesus, criada por Inácio de Loyola, que transmitiu o catolicismo para toda Europa, mas principalmente nas colônias européias.
- a inquisição, que não tinha escrúpulos para calar os hereges, usando de torturas e usando da fogueira,
- o índex librorum prohibitorum - determinado pelo papa, uma lista de livros proibidos a todos os fieis católicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário