segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Literatura - trovadorismo, humanismo e classicismo

O trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa. Teve inicio em 1189 ou 1198, com a canção da Ribeira. Tinha versos originalmente feitos para serem cantados, que foram divididos em dois grandes grupos: as cantigas líricas e as cantigas satíricas.
Nas cantigas líricas, existiam ainda 2 grupos: as cantigas de amor e as cantigas de amigo. A primeira se caracterizava pela influência Provençal (cidade de Provença na França), eu lírico masculino, amor mental, estrutura complexa, pouca repetição de versos e ambiente palaciano. A segunda se caracterizava pela influência do povo, presença de natureza, eu lírico feminino, repetição de versos (refrão) e amor terreno. As cantigas satíricas podem também ser divididas em 2 grupos: cantigas de escárnio e de mal dizer. As primeiras apresentavam sátiras indiretas, sem citação nominal e sem uso de linguagem xula, porém, sendo todos esses artifícios utilizados na cantiga de mal dizer, acrescido da sátira direta.


Com o avanço na expansão ultramarina portuguesa e a  chegada do renascimento, surgiu um novo movimento literário em Portugal: o humanismo. Iniciando em 1417, com a nomeação de Fernão Lopes como guarda-mor da torre do tombo, foi um movimento que exaltava o homem. Seu primeiro expoente foi Fernão Lopes, que compilou toda a história de Portugal, desde a época do rei D Pedro, até D João. Teve destaque pelo modo natural de escrever, pela escrita sobre fatos históricos, sem influência do clero nem da nobreza e também pela inclusão do povo tendo alguma "voz". Uma outra vertente do humanismo manifestou-se com a poesia palaciana, que versava sobre assuntos diversos, como o amor, a vida na corte, a ganância do homem, entre outros. Seu maior representante foi Garcia Resende, que nao só escreveu como compilou no cancioneiro geral muitas obras desse período. Um outro importante expoente desse período foi Gil Vicente. Teatrólogo, fez sua primeira peça (auto da visitação ou monólogo do vaqueiro) para parabenizar o nascimento de D João. Em algumas décadas fez 44 pecas, entre elas "O auto da barca do inferno", "Auto da alma", "Quem quer farelos" e "A farsa de Inês Pereira". Fez suas peças em duas vertentes: as alegóricas e as narrativas. A primeira era uma critica aos costumes da igreja e da sociedade e a segunda descrevia com começo, meio e fim  a vida da sociedade da época, com peças pastoris (éclogas) e peças que versavam e faziam engraçadas atitudes do dia a dia (farsas). Mesmo fazendo criticas à igreja, fazia isso com elegância e graça, se destacando com um dos mais importantes teatrólogos da história de Portugal.

Com a concretização do renascimento na Europa, foi possível um novo aperfeiçoamento da literatura, com precedentes como Dante e Petrarca. Foi criado o doce estilo novo, que trouxe o soneto, forma de poesia dividida em dois quartetos e dois tercetos, e a medida nova, com versos decassílabos. Este novo período, chamado classicismo, também teve destaque em Portugal. Seu inicio oficial ocorreu em 1527, com a volta de Sá de Miranda da Itália, donde trazia novidades estilísticas. O maior expoente português do classicismo foi Camões. Com suas duas principais obras marcou seu nome na historia. A primeira vertente é a lírica. Armazenado no livro rimas (1595), apresenta éclogas, odes, cantigas, mas com principal destaque para seus 204 sonetos. Versam sobre 3 temas: o amor, o neoplatonismo (contrariedade e complexidade do sentimento; ora carnalmente, ora mentalmente) e os desacertos do mundo e sobre a natureza. 
Sua obra épica é considerada uma das mais importantes. Mistura fatos históricos com mitologia grega, sendo dividido em 10 cantos com um total de 1102 estrofes de oitava-rima (decassílabos com oito versos cada um, tendo estrutura de rima abababcc). Começa contando a ida de Vasco da Gama para  a Índia, quando estão entre Moçambique e Mombaça, onde quase caem em uma armadilha, sendo salvos por Vênus.  Vão para Melinde, onde sao bem recebidos e Vasco da gama conta a historia de Portugal. Logo depois, é mostrada a advertência do velho de Restelo e o episódio ocorrido no cabo das tormentas com o gigante Adamastor. Mostra-se a descrição da Índia e de todos os contratempos ocorridos lá e logo depois o descanso proporcionado a eles na ilha dos amores, onde Tetis, ninfa principal, mostra a Vasco da gama a máquina do mundo, elevando-o a deus. Os lusíadas sao divididos em 5 partes: proposição, invocação, dedicatória, narração e epilogo.


12 comentários:

  1. Muito bom. Está bem resumido e facilita na hora de revisar os conteúdos.

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO ESSE RESUMO AJUDOU BASTANTE!

    ResponderExcluir
  3. o trovadorismo nao é considerado escola literaria ...

    ResponderExcluir
  4. Trovadorismo foi a primeira escola literária no idioma português, mas ainda um idioma em formação, com misturas de outros idiomas. Assim, ele pode ser considerado como uma pré-escola, mas para fins didáticos de ensino médio é considerado uma escola sim

    ResponderExcluir
  5. Excelente ! ADOREI .. *----*

    ResponderExcluir
  6. Muito legal...vai ser muito utiil...

    ResponderExcluir
  7. Ajudou muito, ainda mais sendo do ensino médio.
    Adorei!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom, mas achei um site melhor ;)

    ResponderExcluir
  9. muito bom ajudou muito em meu estudo sobre o tema

    ResponderExcluir