segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Revolução Russa

A Rússia, no fim do século XIX e comeco do século XX era de carater absolutista e basicamente agraria e pobre. Paises industrializados viam na Rssia um lugar para inserir suas industrias, já que a materia prima era abundante e os trabalhos estavam "acostumados" a salários baixissimos. O proletariado urbano era criado aos poucos e nascia em miséria, juntamente com os camponeses. Toda essa camada clamava por melhores condicoes, mas era reprimida. Muitos partidos, de diversas frentes, buscavam o fim do dominio opressor do czar e da igreja. Um deles, de destque, foi o partido operário social democrata dos trabalhadores russos, que se dividiu entre mencheviques, que propunham uma coligacao entre birguesia e o partido para intensificar o capitalismo e entao implantar o socialismo; e bolcheviques, que desejavam a ditadura do proletariado, sem a passagem pela alianca burguesa.

O desgaste russo na guerra do japao e a fragilidade economica levaram a revlucao de 1905, que de manifestacao pacifica do povo passou ao domingo sangrento, aue mostrou as reais mas intencoes do czar. Greves se alastraram por todo o território, inclusive na marinha (encouraçado potemkim). O czar permite a abertura da assembleia legislativa (DUMA), aue apenas serviu para ganhar tempo. O importante dessa revolucao foi a experiencia politica ganha e a organizacao das instituicoes do proletariado, que os preparavam para 1917.

A primeira guerra foi desastrosa para a Rússia, que perdeu em todos os aspectos. Em março de 1917, as pressões populares fazem o czar abdicar, causando a revolução de fevereiro, quando Kerenski (menchevique) toma o poder. Porem, bolcheviques se organizavam para dar o golpe e entrar no poder, com slogans como esses: todo poder aos sovietes e paz, pão e terra. Além disso, trotsky criava a guarda vermelha. A queda dos mencheviques ocorreria em outubro e começaria o poder dos comissários do povo. As empresas foram estatizadas, as terras divididas e a paz com a Alemanha decretada.

Em 1918, todos os contrarios aos bolcheviques (chamados de russos brancos) iniciaram uma sangrenta guerra civil, vencida pelos bolcheviques. Neste ínterim, paises defensores do capitalismo, temerosos do avanco socialista, tentaram "segurar as pontas" na rússia, mas desistiram rapidamente. Com o fim da guerra, Lenin, líder maximo da revolucao, acabou com a economia, matando milhoes. Esse estado das coisas precisava ser reformulado, e o foi com a NEP (new economic politic), a política do "um passo atras, para dar dois passos a frente" (capitalismo e socialismo). Esse fato melhorou consideravelmente a economia e, junto com isso, veio tambem melhoras no âmbito político, com a criacao da URSS. O poder em si era regido pelos sovietes e por uma gama de organismos, o que trouxe o problema da burocracia politica, que dava muito poder a poucas pessoas. Lenin morreria em 1924 e o poder seria disputado entre Trotsky (socialismo universal) e Stalin (socialismo interno). O segundo acabou ganhando pelos interesses concomitantes com o poder Estatal.

Stalin começou aplicando os planos qüinqüenais, visando a maximização da industria. No campo, houve a coletivizaÇão das terras e o proletariado rural teve sua importancia aumentada. Os planos seguiram e o pais conseguiu se transformar em uma potência mundial, com Stalin como o soberano, usando do stalinismo (mudanca vinda de cima [Estado] e socialismo em um só pais) como teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário